A FALE - Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista foi fundada em 1990 por Jussara Santos Megueriam, com o objetivo de abrigar e assistir portadores do vírus HIV em Uberlândia, MG. Em 1994 a idéia foi trazida para o Distrito Federal e uma ramificação da FALE foi fundada no Recanto das Emas.
Atualmente no Distrito Federal, a instituição assiste 120 famílias e depende totalmente de doações. Do Estado, a FALE só recebe os medicamentos (coquetel). Todas as outras despesas são mantidas por meio de doações de alimentos, materiais de limpeza, roupas e brinquedos.
No total, 150 pessoas, dentre elas 47 crianças, estão distribuídas nas 32 casas da instituição. Ao receberem tratamento no Hospital Universitário de Brasília (HUB) são indicadas a procurar a FALE. É um apoio importante para superar a perda do emprego e o afastamento da família e dos amigos – fatos que atingem muitos portadores do HIV, logo após a descoberta do resultado do exame. Os soropositivos sofrem muita discriminação e são obrigados a procurar ajuda.